AMOR DE PERDIÇÃO: POR QUE ADAPTAR AO CINEMA?
Mayara Oliveira
Mestranda em Mediação Cultural e Literária pela Universidade do Minho – Portugal
A literatura e o cinema têm uma relação muito produtiva, que afirmam e estreitam as relações estético-expressivas de cada um destes meios, sendo frequente, ainda nos dias de hoje, a produção de adaptações cinematográficas a partir de clássicos literários. Diante do trabalho em questão, propomo-nos realizar um estudo sobre três adaptações cinematográficas de destaque da novela homónima Amor de Perdição, do escritor português Camilo Castelo Branco. Temos como foco compreender as motivações que levaram esta obra a ser tão revisitada em adaptações cinematográficas, bem como as razões que levaram cada realizador a adaptar esta obra, mediante o contexto histórico em que estavam inseridas. Iremos abordar muito sucintamente as primeiras adaptações cinematográficas feitas da obra Amor de Perdição, as quais não tiveram muito sucesso, para posteriormente, passarmos a analisar as três adaptações do cinema português que ganharam mais destaque em relação à esta obra.
Palavras-Chave: Literatura. Cinema. Amor de Perdição.
DOOMED LOVE: WHY ADAPT TO THE MOVIES?
ABSTRACT: The literature and the cinema have a very productive relationship that claim and narrow the aesthetic-expressive relations of each of these media, frequently, these days, the production of film adaptations from literary classics. Before the relevant work, we propose to conduct a study on three film adaptations of Doomed Love, the homonymous novel by the Portuguese writer Camilo Castelo Branco. We focus on understanding the motivations that led this novel be revisited as film adaptations, as well as the reasons for each director to adapt this novel through the historical context in which they were inserted. We will approach very briefly the first film adaptations of Doomed Love, which were not very successful, for afterwards pass to explicit the three adaptations of Portuguese cinema that gained more prominence by this novel.
Keywords: Literature, Movies, Doomed Love, Camilo Castelo Branco.