Resumo e Abstract – E6.02

A CULTURA VISUAL NUMA PERSPETIVA SOCIOSEMIÓTICA DA SUBCULTURA DO ROCK

Ana Cláudia Martins

 Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura pela Universidade do Minho

Neste breve artigo, pretendo explorar a temática da cultura visual, aplicando os seus princípios à análise visual das capas de dois álbuns de música Rock: o The Freewheelin’Bob Dylan, de 1963 e o Abbey Road dos Beatles lançado em 1969. Para tal, recorri à ideologia sociosemiótica preconizada por Kress & van Leeuwen. No final, é possível concluir que qualquer imagem ou fotografia tem muitos mais significados, do que aqueles que, numa primeira observação, podemos captar.

Palavras-chave: cultura visual. Sociosemiótica. cultura rock.



THE VISUAL CULTURE IN SOCIAL SEMIOTIC’S PERSPECTIVE ABOUT ROCK SUBCULTURE

ABSTRACT: In this brief article, I will explore the theme of visual culture, applying its principles to a visual analysis of the covers of two rock music albums: The Freewheelin’Bob Dylan, from 1963 and Abbey Road from The Beatles released in 1969 To do that, I used the social semiotic approach advocated by Kress & van Leeuwen. In the end, I conclude that any picture or photograph has many more meanings than those we can see in a first observation.

Keywords: visual culture, social semiotic, rock culture.

ARTIGO COMPLETO