Resumo e Abstract – E9.04

OS ELEMENTOS INTRÍSECOS DO CINEMA DE LUCRECIA MARTEL

Raquel Turetti Scotton

Pós-graduanda em Gestão Escolar na Universidade Federal Fluminense, Bacharel em Comunicação Social, Aluna do 4º período de Letras na Universidade Estácio de Sá, Professora da Secretaria de Educação de Minas Gerais

raquel.turetti@hotmail.com

Este trabalho tem como finalidade analisar os elementos em comum utilizados pela cineasta argentina Lucrecia Martel, em suas três películas: “O Pântano”, “A Menina Santa”, “A Mulher Sem Cabeça”. Ao longo da pesquisa será analisada a maneira com que o cinema mundial e o cinema argentino utilizam-se da linguagem cinematográfica na atualidade. Na ocasião, será apresentada, ainda, uma biografia da autora em análise. Para que o leitor se norteie das narrativas de Lucrecia, será apresentado um resumo de cada filme. Para finalizar, serão estudados os elementos intrínsecos da filmografia da autora em questão.

Palavras-chave: Lucrecia Martel. Cinema Argentino. Cinema Contemporâneo.



THE COMMON ELEMENTS OF THE FILMOGRAPHY OF LUCRECIA MARTEL

ABSTRACT This work aims to analyze the common elements used by argentine filmmaker Lucrecia Martel, in his three films: “La Cienága”, “The Holy Girl, “The Headless Woman”. In the survey will be analyzed the way the world cinema and argentine cinema are used of film language nowadays. In project will be presented a short  biography of Lucrecia Martel and a summary of each film.Finally, will be studied and analyzed the common elements of the filmography of the author.

Keywords: Lucrecia Martel. Argentine Filmography. Contemporary Films.

ARTIGO COMPLETO